terça-feira, 3 de julho de 2012

ECONOMIA VERDE, O TAC DO CAPITALISMO



Termo de Ajuste de Conduta” é o dispositivo legal que se utiliza no Brasil para compensar impactos ambientais causados por ações já consumadas, mas que em patropi tomaram rumo bastante diferente – são largamente usadas como prévia garantia para perpetração de toda sorte de danos ambientais, júris-fórmula que garante salvo-conduto para a efetiva consumação dos empreendimentos em questão. Foi assim com Belo Monte, foi assim com as demais mega-hidrelétricas País afora, foi assim com a... Transposto esse sinuoso estratagema para o sistema capitalista global, seria apropriado falar-se de um TAC do capitalismo a ser urdido na Rio+20 ?

O “Termo” do TAC
Será o protocolo/tratado propriamente dito, gerado na “Rio menos 40”, fruto de sinuosas e insondáveis negociações que já duram meses, cujo resultado mais palpável foi a emissão de muitas toneladas de gases de efeito estufa por parte dos aviões, carros e trens que circularam mundo afora transportando diplomatas de carreira e plus-consortes, muitas toneladas de caviar e milhares de champanhas, para ficarmos somente em alguns itens presentes nesse “desprendido” esforço por parte da elite mundial, que o faz “em nome de toda a humanidade”, embebida dos mais puros e nobres ideais. Aos mais “sensíveis”, os discursos suscitam comoções e prantos.



Com “modestos” salários na casa dos 7 dígitos, seja em dólar, euros ou mesmo reais, e desfrutando de TODAS as benesses inimagináveis, dá-se como certo que todos os membros desse seleto e nobre clube de amigos, indistintamente de sua nacionalidade, credo, raça e ideologia política, abandonarão “in limine” seu esporte preferido de voraz consumismo, em sobre-humano e heróico esforço individual para “ajudar” na sobrevida (da vida) planetária. Prêmios serão distribuídos para os que acumularam mais horas de vôo no afã de produzir o documento final da conferência. Cientistas que abrilhantaram as rodadas com inovadores paradigmas e holo-teorias também terão lugar no pódio. Alguma criança será indicada como símbolo da luta pela perpetuação da espécie, para frenesi da mídia e de grupos de auto-ajuda. Alguns plantarão árvores e o que ficará como lembrança, assim como foi na Eco-92, será a festa. Sim, a enorme festa. O encontro exala a mesma hipocrisia que se viu há vinte anos atrás, evento no qual todos se comprometeram com metas que jamais saíram do papel. De lá para cá, a situação ecológica no mundo só piorou. E muito !!!

O “Ajuste” do TAC
A elite dirigente mundial que governa o capitalismo precisa urgentemente, a luz do insofismável cenário de degradação ecológica em escala planetária, produzir um acordo na forma de mais um tratado internacional, eivado de certa credibilidade político-institucional, com vistas a implementar reformas urgentes em seus mecanismos de reprodução enquanto sistema sócio-político-econômico e cultural. 
“ajuste” no sistema vem sob rótulo de ECONOMIA VERDE, uma espécie de upgrade do desgastado “desenvolvimento sustentável”, já que este se mostrou pouco eficiente para dar conta da economia, ambiente propositalmente dissociado em seu modus operandi da ecologia, que, a rigor, deveria governar a economia. Mas, como isso se afigura absolutamente impossível no âmbito do capitalismo, ainda que munido de fórmulas neoqueinesianas, para desespero da banda neoliberal, fala-se na reforma do cálculo do PIB, embutindo preços atribuídos aos serviços ambientais, uma espécie de “upselling” da natureza. Mas ao capitalismo, governado pelo lucro que alimenta essa mesma elite mundial que dele vive e com ele se perpetua, em permanente crise sistêmica global, aceitaria limitações auto-impostas pela crise ecológica? Bastaria que algumas medidas fossem adotadas pelos mercados mundiais para “ajustar o passo” do sistema em relação à reversão da perda da biodiversidade? Do inquietante aumento de emissões dos gases estufa? Do aquecimento global? Do acelerado colapso dos oceanos? O que essa elite dirigente não pode fazer é trazer a ética ao cenário da solução. Síndica de um condomínio no qual uns pagam os estragos causados pelos outros, outros não pagam nada e só usufruem dos recursos rapinados aos outros, além da banda omissa, faz o discurso parecer um rol de mentiras permeado de falácias e contos de carochinhas.
A “Conduta” do TAC

Sob o argumento de erradicar a pobreza no mundo e dar conta da crise ecológica, a elite governante engendra um discurso que apresenta a ECONOMIA VERDE como fórmula redentora dos “defeitos estruturais” do capitalismo, tornando a humanidade refém e cúmplice dos processos e decisões por ela tomada em evidente movimento de auto-preservação. Na cultura do “progresso material” acopla-se uma dose de preocupação eco-estética e pretensamente humanista, ao defender o crescimento econômico a todo custo, com vistas a gerar e repor empregos evaporados pelas próprias crises que o sistema constantemente produz. A fórmula é a expressão repaginada da mais refinada “maquiagem verde” que, a bem da verdade, traduz a sofisticada capacidade de adaptação do discurso das elites em sua governança global. A CNI sai em defesa da “economia verde” como fórmula para alcançar o “desenvolvimento sustentável”, como se a esse grupo interessasse colocar obstáculos à lucratividade das empresas. Em síntese, fala-se do compromisso com o propósito de não executá-lo. Já vimos esse filme !!!

Coerente com esse enfadonho discurso, Dilma abaixa o IPI dos automóveis a pedido dos empresários, ignorando solenemente as implicações que a medida acarretará na entupida vida nas metrópoles brasileiras, carentes de transporte de massa com qualidade e eficiência ecológica. Vende para o mundo a construção de Belo Monte como exemplo de “economia verde” ao passo que mantém o Programa Nuclear Brasileiro intacto, na contramão do clamor mundial. Só faltaria mesmo vender a “erradicação do Código Florestal” que patrocinou como uma medida sintonizada com a economia verde, para felicidade geral do BIG-agro-negócio et caterva. Está aí, portanto, o “eco-capitalismo” apresentando-se como solução. Mas cá para nós, o melhor mesmo seria colocar o “eco” como prefixo do socialismo democrático, solidário, altermundista. Essa é uma utopia que não discutirei numa “abobrinha ekoxata”, mas sim, será o resultado da luta transformadora de milhões de homens e mulheres mundo afora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário